Google

domingo, 23 de setembro de 2007

Questions and Answers – Perguntas e Respostas



O site oficial da Liga – FLL (www.firstlegoleague.org) tem uma seção de Perguntas e Respostas sobre o Desafio Power Puzzle – Energético.

Quase todos os dias são publicadas dúvidas novas e suas respostas. Vou ajudar a turminha do Brasil e traduzi-las.

Toda vez que sair algo novo, dúvidas, mudanças e tudo mais sobre o Power Puzzle vou publicar em nosso blog, para deixar todos os BR’s atualizados e sem precisarem de tradutor online.

A tradução tentará ficar 100% fiel ao que for passado no site americano – www.firstlegoleague.org, mas sempre é bom conferir também o site oficial brasileiro – www.brfirst.org/fll atrás de novidades que possam não estar aqui.

Lembrando que as equipes podem mandar suas dúvidas para o e-mail oficial americano – flltech@usfirst.org e/ou para o e-mail da organização brasileira - suporte-fll@brfirst.org. Ou quem sabe deixar um comentário ou e-mail (robotica_brasil@yahoo.com.br) aqui no site e eu irei correr atrás da resposta o mais rápido possível.

Abaixo as Dúvidas e suas Respostas. Alguns comentários pessoais serão feitos e estarão na cor vermelha para vocês entenderem melhor algum assunto falado.

Hoje vou colocar 14 Questões com suas respectivas Respostas. Todo dia vou colocar mais e mais... No site original tem 46 Questões, estou terminando de traduzir, e logo disponibilizo-as aqui e em forma de PDF para impressão.


IMPORTANTE:


Todas as respostas oficiais dadas aos times através do Suporte Técnico do Campeonato são de caráter público e serão publicadas na seção oficial de Perguntas e Respostas do Power Puzzle (Power Puzzle QA), incluindo questões sobre estratégias PERMITIDAS.

PeR1 - Interferência da Enchente
05/09/2007

P: Há marcas perto das paredes da borda onde a represa poderia marcar, mas não há nenhum lugar para a inundação, então o que aconteceria no torneio?

R: Como a missão leva em conta, haverá tempos quando o árbitro precisar "projetar" o lugar de inundação para colocar isto de fato. Isto significa que o árbitro (juiz) fará sua melhor estimativa se a inundação teria tocado uma casa, e como sempre, dará benefício da dúvida em situações que ele ou ela sentir em comunicar.

PeR2 - Compartilhando Pontos
05/09/2007

P: Oi, parece-me que não haverá pontos compartilhados na missão central (o satélite) este ano onde um time pode conseguir pontos por algo que outra equipe faça, está correto?

R: Você está correto. Você faz seu lado e consegue seus pontos do painel, e eles fazem o lado deles e conseguem os pontos do painel deles. É uma simples corrida para ver quem consegue a pontuação máxima em primeiro (os pontos do ponteiro central do satélite).

PeR3 - Locomover-se Através
05/09/2007

P: Para ter certeza, o robô pode se locomover através do estacionamento? Obrigado.

R: Sim.

PeR4 - Correção das Instruções de Montagem
05/09/2007

AVISO: Há alguns pequenos erros nas instruções de montagem dos modelos de missão. Duas peças são listadas para uma etapa errada no Caminhão, e quatro peças estão rotuladas com a cor errada na Usina de Forçar. Estes erros fazem parecer que peças estão faltando do kit, mas elas não estão. Veja detalhes cliclando no link abaixo.


Building Instruction Correction – Correção das Instruções de Montagens do Cenário

PeR5 - Definição de "Comunidades"
05/09/2007

P: Para a missão da Conexão da rede elétrica, como são definidas as "comunidades?"

R: Para esta missão, uma comunidade é qualquer área onde as pessoas vivem (áreas com uma ou mais casas).

PeR6 – Falha do Ponteiro - Satélite
05/09/2007

P: O que acontece se nós batêssemos a alavanca de Satélite e o painel cai, mas o ponteiro não?

R: Se o árbitro estiver seguro que você foi o primeiro a fazer com que seu painel caia, ele ou ela apontará o ponteiro pro seu lado.

PeR7 – Reversão do Ponteiro - Satélite
05/09/2007

P: É certo/ético no espírito de competição para nosso robô balançar/puxar o ponteiro do lado do outro time para nosso lado? Eu não posso achar nada que exclua isso, mas eu achei melhor perguntar.

R: Isso não mudará o fato que eles chegaram lá primeiro que é a exigência atual para os 5 pontos somados. Tudo que o ponteiro faz é ajudar o árbitro a ver e se lembrar que deveria conseguir os pontos, e se de forma alguma, o ponteiro apontar para o time errado e o árbitro souber sobre isto, ele ou ela verá isso como um modelo danificado/problema no campo, e irá arrumar, assim não desperdice seu tempo (se seu time bater primeiro, e mesmo assim o ponteiro ir para outro lado, o juiz terá que arrumar a situação, dando a sua equipe os pontos por derrubar primeiro).

PeR8 – Empate do Ponteiro - Satélite
05/09/2007

P: Olá. Nós estávamos imaginando se ambos os times conseguirem chegar ao satélite ao mesmo tempo, e o ponteiro não cair para lado algum?

R: Se o árbitro não puder afirmar qual time conseguiu de fato chegar lá primeiro, então ambos os times irão ter 5 pontos somados.

PeR9 – Turbinas Eólicas na Casa
05/09/2007

P: Eu sei que é certo para os moinhos de vento tocarem nas casas, desde que isso não é dito que eles não possam, mas minha filha notou que você pode ajustar um moinho de vento totalmente em uma casa, e não estaria tocando qualquer lugar branco. Isso contaria?

R: As turbinas são exigidas tocarem a parte branca claramente, mas esta situação está apenas gritando por indulgência, assim... Você IRÁ ter os pontos se isso acontecer. (A propósito, você também não terá nenhum problema se algum barril de óleo terminar completamente em cima do barco.) (Aqui vai do bom senso, você já viu um moinho de vento em cima de uma casa??? O melhor é seguir as regras.).

PeR10 - Frente da Represa
05/09/2007

P: Parece ter uma frente e uma traseira para o modelo da Represa, certo? Assim se a parte de trás da Represa estiver enfrentando um rio acima onde a inundação será colocada?

R: A inundação sempre será colocada rio acima. Considerando que frente versus traseira não é mencionado na missão, não importa.

PeR11 – Usando os juízes estrategicamente
05/09/2007

AVISO: Para Regra 15, quando o árbitro é solicitado para trocar um objeto de pontuação, a nova colocação é perto dele ou dela. Não espere a nova colocação para se beneficiar estrategicamente.

PeR12 – Vagão de trem na Base
05/09/2007

P: Nós podemos usar o carro de carvão para enviar o carvão à planta de poder, ou tem necessidade de ficar na Base?

R: O vagão de Carvão na Base é um objeto de pontuação com uma posição para pontuação. Se não estiver lá ao término da partida, você não conseguirá os pontos para a missão de Mineração de Carvão.

PeR13 – Brecha na Pontuação
05/09/2007

P: Eu acho que há uma falha na descrição do bônus nivelação. Diz "Pontuações entre 330 e 395 são substituídas ... " Eu acho que isso significa ler "Pontuações entre 326 a 395 serão substituídas ... " Sem essa mudança, há um buraco na pontuação entre 326 e 329.

R: Dê um pouco de tempo para gente, estou certo que você teria notado... que é impossível adquirir esses números como pontuações brutas.

PeR14 – Correção dos Valores de Pontos
06/09/2007

AVISO: Esse aviso não se aplica mais, pois na época do anúncio para nós BR’s já havia sido mudado pelo site oficial brasileiro. Porém, algumas missões tinham sido mudados os valores de pontos. Não há mais com que se preocupar, tudo está correto.

Nenhum comentário: